top of page

A MUDANÇA AOS 40

Atualizado: 27 de mar.

Desde criança eu queria ser independente, sempre fui assim.


Tive uma infância feliz, com dificuldades que considero normal para época – década de 80 e início de 90.

 

Decidi procurar meu primeiro emprego aos 17 anos, antes de entrar na faculdade.

Eu sabia que seria um grande desafio, mas foi o início da minha jornada no trabalho. Na época Tecnologia era um setor que estava em alta e meu primeiro cargo foi de técnico de campo em telecomunicações. Consultando minha carteira de trabalho foi assim que ingressei em 01/05/2001 com um salário de R$ 720 por mês.

 

Após 3 anos já havia mudado de emprego 2 vezes, e na época algo me chamou atenção: uma grande multinacional americana (CISCO) estava iniciando suas operações no Brasil e prometia mudar o mundo (conectar pessoas pela internet). Um amigo na época comentou que haveria um processo seletivo e os melhores colocados ganhariam um curso de 1 ano para se especializar nessa tecnologia. Com dedicação fui um dos selecionados e ao terminar o curso fiz um processo de seleção e acabei sendo contratado como estagiário na Cisco do Brasil.

 

 

“Você é pago na proporção Direta do nível de dificuldade dos problemas que resolve”

Elon musk

 

 

Minha primeira lição: invista seu tempo em conhecimento notório. É fato que só consegui ingressar na maior empresa de conectividade dos anos 2000 por não ter preguiça aos 20 anos de aprender algo que meus amigos não faziam ideia do que era.

 

Trabalhei arduamente 2 anos sem me importar com o quanto eu ganhava, faculdade das 7h até 13h e depois trabalhava das 14h até 22h – não almejava o salário pois conhecimento não tem preço e é a única coisa que ninguém pode te tirar.

 

Um grande amigo que tenho até os dias atuais me fez o seguinte discurso: “venha para a área de vendas, é onde os holofotes brilham, é onde todos querem estar”. Sem saber ao certo, mas por intuição decidi buscar meu novo desafio. Isso foi em 2005, e na época nossos bônus por performance eram pagos ao fim do trimestre. Olhando para trás isso foi importante para que eu criasse uma mentalidade de viver com menos do que meu salário fixo me garantia.

 

 

“Não poupe o que resta depois de gastar, gaste o que resta depois de poupar”

Warren Buffett 

 

 

Aqui ressalto meu segundo aprendizado: tenha uma renda extra. Todos que possuem somente uma única fonte de renda, estão fadados ao fracasso. Sim, minha renda extra foi oriunda das comissões que passei a receber mensalmente durante os próximos anos de trabalho.

Durante 20 anos, fiz o seguinte: vivi uma vida mantendo o gasto dentro do ganho fixo, e todo o variável recebido era separado para realizar os sonhos ou grandes conquistas. Minha querida esposa Renata, até hoje tem um papel fundamental nessa equação, pois ela sempre teve a mentalidade de viver bem, mas de forma simples.

 

Mas você nunca passou perrengues? Sim, houve momentos de grandes dificuldades, como em 2011 no ano que minha primeira filha nasceu, tivemos que nos mudar para um apartamento por questão de segurança. Para se ter ideia, o valor do aluguel era metade do que eu ganhava na época. Algo inaceitável dentro de um plano orçamentário.

 

 

“Você deve obter controle sobre seu dinheiro ou a falta dele o controlará para sempre”

David Ramsey 

 

Vi as economias serem sugadas todos os meses durante 1 ano, e finalmente a saída que encontrei foi buscar um novo emprego que me gerasse mais renda, e foi isso que aconteceu, fui trabalhar para uma multinacional americana onde passei a receber o dobro do que ganhava – recalibrando novamente meu custo de vida versus o que eu recebia de ganho fixo.

 

 

“Nunca gaste seu dinheiro antes de ganhá-lo”

Thomas Jefferson

 

 

Nunca fui adepto a ter dívidas, aprendi isso com meu pai. Sempre juntei antes para depois gastá-lo, mesmo que ficasse sem nada na conta. Psicologicamente isso para mim é algo importante, prefiro dormir de cabeça tranquila sabendo que não estou com financiamentos, com cartões em aberto, ou empréstimos não quitados.

 

Este é um dos principais erros que as pessoas cometem com suas finanças pessoais motivadas pelo ambiente ou pela pressão social elas adquirem bens e adotam um estilo de vida que não podem pagar. No meu caso, por ser espelho dos meus pais, conquistei meus grandes bens com esta estratégia, e foi assim em 2007 e 2012 e 2021, quando adquiri imóveis sem financiamento, somente à vista.

 

Eu conheço muitos colegas de profissão, que se entopem de comissões todos os meses, mas nunca possuem uma vida financeira estável. Pois em grande maioria não sabem distinguir que o estilo de vida não é riqueza, o estilo de vida um dia passa. Adquirem carros, fazem viagens, comem em restaurantes renomados, como se não houvesse amanhã.

 

Minha terceira lição: planeje, invista com inteligência, tenha disciplina e paciência.

 

Aos 35 anos, eu estabeleci a seguinte meta: me aposentar aos 40.


Não existem fórmulas mágicas que multiplicam o seu dinheiro em um espaço curto de tempo com rentabilidade "garantida". Lembre-se disso. Eu, obcecado por atingir a meta antes da idade prevista, fiz um investimento duvidoso e voltei algumas casas no tabuleiro. Sim, era um esquema Ponzi ou comumente chamado de pirâmide. Resultado disso, perdi 34,6% do meu patrimônio investido.


Minha sorte: esse capital não era vital, eu investi uma parcela que mesmo que se tornasse ZERO (foi o que aconteceu) eu poderia seguir em frente, triste, porém sem desestruturar minha capacidade de honrar minhas obrigações financeiras.


Sendo assim, siga o meu terceiro conselho de ter um plano realista, estude e realize investimentos inteligentes, tenha disciplina para suportar as tentações do consumo e mundo capitalista e principalmente tenha muita paciência, pois dinheiro não nasce em árvores.



“A verdadeira riqueza é o que você guarda para fazer o dinheiro trabalhar pra você."

Thiago Nigro

 


Deu certo? Sim, hoje vivo o ditado: faço que eu quero, na hora que quero e com quem eu quero. Pois aos 40 conquistei a minha liberdade financeira, sendo possível realizar uma transição de carreira para consultor financeiro independente, continuar com minhas obrigações financeiras familiares, poder participar da vida das minhas filhas, dormir feliz e acordar tranquilamente sem me importar em qual dia da semana eu estou. Mas o mais importante é viver com propósito, sabendo o que é importante para mim e me dedicando cada minuto sem ser interrompido por metas ou obrigações alheias.


Se você chegou até aqui eu fico muito feliz, quer dizer que esse artigo fez algum sentido para você e eu te motivo a encontrar um propósito em sua vida. Trabalhe arduamente com o seu consultor financeiro de confiança ou se preferir conversar comigo será um prazer conhecer a sua história, os seus planos e juntos iremos construir algo muito maior.


E reflita sobre a frase a seguir:

 

“O futuro pertence a quem investe no presente.”

 Henrique Kurebayashi

 


homem pegando balão liberdade financeira
Liberdade financeira, pegue o seu balão.


Escrito por Henrique Kurebayashi

 
 
 

1 comentário


Uma vida recheada de conquistas superações e muito empenho. Sou testemunha disso… sem jamais perder de vista a humanidade e o senso ético. Parabéns por sua trajetória. Orgulho me da pessoa que se tornou em tão pouco tempo. Parabéns

Leonice Kurebayashi

Curtir

© 2025 por Kure Investimentos

  • Whatsapp
  • Instagram
  • LinkedIn

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page